19 de jun. de 2010

São Luís, amada cidade feia e suja

Esta semana, ao trabalhar na rota fazendo meu serviço de sempre, me peguei observando bem mais que os endereços pelas ruas e avenidas de São Luís.

Observei tudo como se fosse a primeira vez, e me perdi em meus devaneios, constatando e pensando coisas.

Constatei que a cidade de São Luís nada tem de maravilhosa, é uma cidade feia, suja e sem a mínima infraestrutura.

Se há alguém que discorda, olhe e perceba!

As ruas esburacadas; os esgotos estourados; no lugar de calçadas, mato e terra; sujeira por todas as ruas; no lugar de casas, palafitas.

Pensei que olhando como se estivéssemos de fora, o que parece é que a cidade não tem um administrador, um governo. Pois é tudo ao Deus dará!

E sabendo dos problemas que não se vê passando nas ruas, como a falta d’água, a falta de tratamento de lixo e esgoto, a saúde precária e até a falta de áreas verdes para lazer (uma vez me perguntei por que os parques ambientais daqui são só uns cercados mal cuidados. Será que o único que presta é o da Vale?); pensei que olhando como moradora seja extremamente vergonhoso.

A verdade em que meu rio de pensamentos desembocou foi a de que nosso voto não é arma coisa nenhuma. Que seja quem for o governante não faz nada para mudar este cenário hediondo e que só nos resta ficar conformados ou revoltados com nossa triste realidade.

Isto por que em trinta e poucos anos houve algumas mudanças em São Luís, mas nada relacionado ao citado a cima. Criaram-se shoppings, litorânea, lagoa, mas o esgoto ainda corre a céu aberto em todos estes lugares.

Como alguém pode ter como primordial o lazer em detrimento da saúde e infraestrutura? Assim são os nossos governantes!

Penso que deveriam preocupar-se primeiro com as obras de primeira necessidade: infraestrutura, saúde, água e luz para todos e etc.

São Luís é minha cidade; nasci, cresci e pretendo continuar morando aqui, mas meus olhos a veem deste jeito. Apenas o meu eu lírico vê São Luís como na foto deste post.

Com tudo isso, talvez a minha maior descoberta tenho sido a de que sou capaz de afeiçoar-me ao feio e ao sujo.

10 comentários:

  1. aquela história: quem ama o feio, bonito lhe parece... só continuo por aki por causa dos laços com familiares e amigos, e pq consegui criar um laço com essa cidadezinha feiosamente linda....

    ResponderExcluir
  2. Também é sempre bom frisar que São Luis, uma cidade pequena tinha tudo pra ser uma cidade, mas bem vista, cuidada e não esquecida na mão daqueles que tem o poder.
    Porque é fato, que a cidade esteja em uma situação precária, jogada as traças, que a pouca beleza que ainda se tem dela não se pode mas ser vista!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!

    Buracos, remendos e coco de cão é o que não faltam...

    Agora, trazendo o foco somente para o hoje, a verdade é que o dinossauro que administra a nossa cidade, João Castelo, não está preocupado com o povo, e sim, está preocupado é com o processo de cassação que está tramitando contra ele, no TSE.

    E como o povo burro e interiorano de São Luís foi quem o colocou lá, que nos salve o Tribunal.

    ResponderExcluir
  4. oi márcia, recebi dois selos e indiquei seu blog aos prêmios dardos e sunshine..... se quiser conferir as regras, tá aki:
    http://leonardoangelos.blogspot.com/2010/06/premios.html

    absss

    ResponderExcluir
  5. eu sou de são luis,morei 16 anos no Rio de Janeiro-RJ,hoje vivo em São Paulo acredito que as pessoas só dão valor para as coisas quando perdem eu daria tudo para voltar e viver em são luis,acreditem problemas todos as cidades tem se não for em relação a sujeira,lixo,favelas será de segurança,violencia,saúde com certeza o problema é de todo o pais ou vcs acham que aqui em são paulo ou no rio de janeiro, não tem sujeira, favela,pessoas morrendo de fome de doenças e o que é pior com todos os tipos de drogas o melhor lugar para se viver é no local a onde se nasceu em qualquer outro vc, é tratado como um imigrante que está ali tirando o trabalho o lugar do outro ainda mias com o preconceito em relação ao fato de ser nordestina pode ter certeza são luis é uma cidade linda agora mesmo estava olhando as fotos e a saudade é muito forte lembro de minha infancia quando eu corria livre pelas praias e brincava na porta de casa até tarde hoje tenho um filho de 10 anos tem dias que olho pra ele e chego mesmo a chorar pois a brincadeira dele é jogar video game e ficar em computador,gostaria muito de poder criar meu filho livre,falta de sáude,segurança,emprego,moradia,lazer etc em todo lugar existe quando agente não tem dinheiro tenho certeza que os ricos do maranhão não tem nada a reclamar e acham são luis o lugar mais lindo do mundo pois quando eles se cansam é só pegar o seu jatinho particular e viajar para qualquer lugar dem mais valor a sua cidade e ao fato de serem nordestino discordo que são luis sejá feia e suja e que não tenha mais beleza talvez vcs pelo fato de terem o privilegio de morar numa ilha linda cercada de praias e verde aonde podem comer frutas exoticas muitas encontradas somente no nordeste a onde podem ir andando para a praia comer peixe fresco ver de perto a festa do bumba-meu-boi,viver um são joão e um carnaval maravilhos não dão o devido valor é simples peguem um onibus e venham viver em são paulo ou no rio de janeiro para vcs conhecerem o que realmente é feio e sujo e pode,pois o rio que aparecem nas novelas da globo só uma minuria celeta é que conhece a maioria tem vida bem pior até para trabalhar tem que fazer uma vajem de 2 a 3 horas em onibus lotado para chegar ao trabalho,quando precisam de medico os posto de saude estão lotados os medicos nem olham para sua cara aqui não existe mais humanos mais só pessoas todos querendo se dar bem sem se importar com os outros bem poderia ficar aqui falando e falando mais a verdade é que vcs devem dar valor para a cidade de vcs e ter orgulho de ser nordestino e acreditem são luis é linda tenho certeza que as pessoa são bem mais felizes que as pessoas daqui um abraços a todos muitas saudades de são luis.

    ResponderExcluir
  6. discordo com a amiga sim, é bom ser saudosista mas que a cidade é feia, é feia, sim, sou paulistana e passei cinco dias nesta cidade, a falta de estrutura começa no aeroporto, nunca vi um lugar tã feio e mal organizado! Para s chegar a algum lugar, precsa ser de lá pois turista literalmente se perde, pois as placas poucas que tem , encomtra-se totalmente desatulizada.
    Fiquei triste por ver praias sujas, e muita falta de verde bem cuidado, a tal da agoa de jasen, não tem nada a não ser um unico bar que lota nas madugadas, para conhecer as dunas se pega 3 horase meia de estrada completamente mal estruturada, haja visto que as locadoras de lá cobramseguo do paa brisa!!!

    Cdade com ar de abandono, nada é bonito e agradavel de se ver, nao volto mais e não recomendo a ninguem!

    ResponderExcluir
  7. Vai te carar Anonimo, problemas em todo lugar tem, falando assim até ofende quem mora pô. Te tranca aí na tua bolha cheia de segurança, educação de qualidade, governo modelo, e policiamento inpecavel. morra.

    ResponderExcluir
  8. Fui a trabalho e achei essa cidade um lixo. Extremamente feia, mal planejada e com praias que não são bonitas. Lá parece uma mistura da região nordeste com a região norte, lá não se sabe bem qual é a sua cara. Desculpa pela sinceridade mas a cidade de São Luis não é feia, é muito feia!

    ResponderExcluir
  9. demorou pra perceber isso.. cidade com pessoas MUITO MAL EDUCADAS e irritantes

    ResponderExcluir
  10. Sao Luis no que se refere ao descobrimento do Brasil tem quase a mesma idade.
    todos as outras capitais evoluíram aqui terra do dono do mar
    ex-presidente - representa o abandono, o lixo, a contradição dos carros novos.
    Tenho vergonha dessa cidade (se isso pode ser chamada de cidade).

    um lixo - isto é São luis.

    400 anos de que?

    não devia nem ser capital - feia, miserável, suja, fétida.

    não parabenizo - apenas tenho vergonha - do analfabetismo eleitoral do povo ludovicense.

    ResponderExcluir

Deixa a impressão que domina seu espírito saltar de si.