2 de jun de 2011

Paralelo entre as parábolas: do bom servo e do mau servo, das dez virgens e dos talentos

Olá, amados em Cristo Jesus!

Hoje traçaremos um paralelo entre  três parábolas contados por nosso Senhor e Salvado, Jesus Cristo. E para isto é necessário que, antes de começarmos, vocês leiam os seguintes versículos: Mateus 24:45-51; Mateus 25:1-13 e Mateus 25:14-30.

A parábola do bom servo nos exorta a sermos bons mordomos, a cuidarmos de tudo o que é de Deus com afinco e amor, como se nosso fosse, esperando a Sua volta. Devemos cuidar de anunciar as boas novas, devemos cuidar de amar o nosso próximo, de evangelizar e devemos cuidar de cumprir os mandamentos do Senhor.

A parábola das 10 virgens nos exorta à santidade, a nos guardamos em santidade e honra para a vinda do Senhor.

A parábola dos talentos exorta-nos a fazer uso dos dons de Deus de acordo com nossas habilidades. Nossa recompensa será de acordo com o nosso rendimento.

Mas o que todas estas parábolas tem em comum?

- Todas elas são contadas por Jesus, que nos falou em parábolas para que fosse cumprido o que estava escrito na lei pelos profetas.

“Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.” (Mateus 13:34-35)


“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” (Mateus 5:17)

- Todas elas falam de como será quando da vinda de Jesus; quem serão os escolhidos e o que acontecerá com os que não serão escolhidos.

- E principalmente elas exortam para que estejamos preparados, pois ninguém sabe quando será o Dia do Senhor.

Todas estas parábolas nos exortam para que nos preparemos para o dia da volta de nosso Senhor Jesus Cristo, cada uma à sua maneira.

Isto tudo foi dito por Jesus não para que fiquemos com medo, pois o medo é reservado para os que são do mundo.

Nós crentes em Jesus devemos nos alegrar com a vinda do Senhor, e nos preparar estando em santidade, separados para Ele. Servindo-o com excelência. Sendo fiel a Ele como Ele é conosco. Sendo sal e luz neste mundo. Tendo o caráter de Cristo, sendo suas testemunhas. Guardando e cumprindo os mandamentos de Deus.

Peça para que Deus examine o seu coração, e se houver algo que esteja em desacordo com a Vontade de Deus, peça para que Ele mostre isso a você para que você possa pedir perdão; peça que Deus tire isso de você, que Ele o transforme, o molde segundo a vontade de Deus.

Diga a Deus: Faça-se a Tua vontade, Senhor, e não a minha. Que eu esteja no centro da Tua vontade e que eu não me desvie dEla. Que Teus caminhos sejam retos e planos a meus pés. Que a Tua alegria Senhor, seja a minha força para sujeitar meus desejos a Ti.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa a impressão que domina seu espírito saltar de si.