20 de abr. de 2010

Inteligência Emocional = Descansar no Senhor

Necessita-se de inteligência intelectual, conhecimento de si mesmo e muita força de vontade para se ter inteligência emocional.

Inteligência emocional por sua vez é o conhecimento de nossas emoções e habilidade de lhe dar com as situações, mesmo estas não sendo favoráveis, direcionando essas emoções a um fim específico que sempre é o bem estar pessoal.

Ou seja, é transformar a emoção ruim em emoção boa, procurando externá-la sempre de forma agradável a nós mesmos.

Nota-se que exercitar a inteligência emocional é o mesmo que Descansar no Senhor.

Descansar no Senhor é repousar tranqüilo em qualquer circunstância da vida por pior que ela possa parecer aos nossos olhos.

Senão, vejamos um trecho do Salmo 23!

"O senhor é meu pastor e nada me faltará. Faz-me repousar em pastos verdejantes; leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma; guia-me pelas veredas da justiça".

Com Jesus em minha vida não sentirei falta, ainda que me falte muitas coisas, pois descanso meus problemas no Senhor.

Paz, tranqüilidade, alívio, conforto, retidão, felicidade, em fim, tudo tenho com Ele.

Diante do exposto, conclui-se que Deus é também psicólogo, pois estimula o exercício da inteligência emocional.

4 comentários:

  1. Deus é um ser inigualável,um amor incontável..Um amigo que sempre podemos contar, que sempre está pronto nos ajudar a levantar nos momentos que mais necessitamos, autor do maior livro do mundo,a Bíblia Sagrada, escrita pelos homens mais inspirados por Deus.
    Ah! Deus é o nosso psicólogo mesmo, Marcia Rodrigues, você soube colocar palavras sábias no teu texto!
    Parabéns!Que o nosso Deus continue lhe abençoando grandemente, Serva do Senhor!Obrigado pela visita no meu blog!
    Bjão.. Ataniel

    ResponderExcluir
  2. ATANIEL:

    Muito obrigada por suas belas palavras, meu amigo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Querida... estou ótima e vc como está?
    Não some não, mulher... tava com saudade das suas postagens.

    Vamos descansar nos braços dEle. Ele é o nosso refrigério.
    Ahh sim.. vou te add, vou pegar o endereço agora, ok?
    O meu é natthy_8@hotmail.com. Só me aceitar lá, viu?

    Beijos... e como estão as coisas?

    ResponderExcluir
  4. Sabido é que, para falarmos de Inteligência Emocional, precisamos falar de emoções, sentimentos e do centro de todas as nossas decisões: o "coração".

    À Luz da Palavra, é atribuída analogicamente ao coração a função de conter todas as saídas da vida - Provérbios 4:23.

    Se estudado for, percebe-se que, por toda a Bíblia, o coração é comparado ao cérebro, onde realmente começa todo o processo mental e decisório.

    Melhor entendendo, quando a palavra de Deus fala sobre o coração, é para fazer uma comparação com a alma; a mente humana.

    Portanto, diante do que diz o Senhor, e em concordância com o teu texto, concluo que, se Inteligência Emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites desta situação, somente quanto tudo que sou, tudo que tenho, tudo que eu espero para minha vida; somente quando tudo isto entrego nas mãos de Deus; deixo tudo para que Ele cuide - pois creio que meu Deus não falhará, é que estarei, verdadeiramente, fazendo uso de Inteligência Emocional.

    ... E quanto a tudo ser d'Ele e para Ele, somente quando fazemos o que diz Davi, no Salmo 37.5 - "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará", podemos dizer que nossas vidas estão nas Suas mãos.

    ===

    Belo texto, minha blogueira-escritora-linda do Senhor!

    ResponderExcluir

Deixa a impressão que domina seu espírito saltar de si.