O Mundo de Sofia é uma envolvente viagem pela história da filosofia.
Jostein Gaarder escreve de forma talentosa este romance; com linguagem voltada para adolescentes, visando uma maneira menos enfadonha de ministrar lições de filosofia.
A obra leva o leitor a conhecer vida e teorias de gênios como Demócrito, Darwin, Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Descartes, Spinoza, Marx, Hegel e outros.
Sofia, uma estudante de 14 anos, é a personagem principal e tem, logo no início do livro, a vida transformada por correspondências anônimas.
Por meio dessa comunicação misteriosa, Sofia se torna estudante de filosofia, e é estimulada pelo filósofo Alberto Knox a fazer indagações a respeito de tudo, procurando entender o mundo em que vive.
De forma extremamente didática, o autor aborda as questões existênciais estudadas pelos maiores pensadores de todos os tempos: Deus, Universo, Homem, Sociedade.
Ao final o autor faz com que os personagens tomem consciência de sua condição de pensonagens do livro O Mundo de Sofia, que foi dado de presente à jovem Hilde. Então Sofia e Alberto são capazes de transpor os limites de sua própria realidade.
Deveras, em O Mundo de Sofia, aprende-se filosofia de uma forma prazerosa, sem nem se dar conta. É uma leitura gostosa e de fácil compreensão, o enredo envolve de uma forma incomum para um livro sobre filosofia; atiça a curiosidade e produz uma sede de conhecimento.
O Mundo de Sofia é realmente uma obra misteriosa, envolvente e fascinate!
Esta obra é maravilhosa.
ResponderExcluirLi ha alguns anos e me envolvi de tal maneira que me inspirei e coloquei de minha filha caçula de Sofia.