8 de set. de 2009

Liberdade ou Utopia...

A liberdade é uma prerrogativa natural do ser humano. O homem nasce live, e a livre escolha faz parte da condição humana.

Reconhece-se a liberdade humana.

O que seria Liberdade nos dias de hoje?

O homem é por natureza um ser social, é inerente ao homem o desejo da sociabilidade. A vida em sociedade regula-se por princípios de direito, princípios estes que se originaram, antes de tudo, em princípios morais e éticos.

O Estado surgiu para regular as relações em sociedade. O homem passa a ser objeto da imposição do Estado, que impõe o que entende ser o bem. Essa imposição torna o homem servo de um poder superior.

A Liberdade, bem maior, que não pode ser objeto de coerção exterior, torna-se um bem separável da pessoa que o detém, tudo em virtude de uma vida em sociedade.

Temos direito de ir e vir, de trabalhar, de sustentar nossa família, de ter uma vida dígna.

Como exercer esses direitos, se não temos educação, qualificação, saúde, dinheiro, segurança?

As pessoas não são verdadeiramente livres, apenas adquirem direitos que precisam ser impostos por um papel que chamamos de lei, de direitos e garantias fundamentais. E nem mesmo assim, produzem eficácia.

Os direitos estão aí, nas leis, na Costituição Federal. E onde está a liberdade do cidadão para usufruir esses Direitos?

A ação humana não é absolutamente livre, está vinculada ao dever e à responsabilidade.

Conceituo a liberdade como sendo a faculdade de praticar tudo que não é proibido, segundo limites impostos por normas definidas.

O que faremos? O que devemos fazer?

Muitos dizem que nossa arma é o voto, que devemos votar conscientes. Mas ainda falta muito para que o voto seja realmente uma arma, deixando de ser uma vã filosofia.

Falta consciência do povo, e o povo com todos seus problemas e sofrimentos, muitas vezes não pode se dá ao luxo de ter consciência política.

Será que um dia essa arma vai surtir algum efeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa a impressão que domina seu espírito saltar de si.